Mitologia Nórdica, Marvel e o Ragnarök

10/02/2013
Eu sou Edmiel Leandro e sou fascinado pelo universo nórdico.

A mitologia nórdica ou escandinava, é o nome dado ao conjunto de religiões, crenças e lendas pré-cristãs dos povos do antigo norte europeu. O termo mitologia refere-se ao estudo do conjunto de mitos, lendas e crenças referentes a certa cultura ou região. Normalmente são conhecidas mais a Grega, Maia e Romana. Cada uma com seus deuses e formas de existência, explicações e respostas para todas as perguntas.

A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia, sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.
WIKIPÉDIA

Então, conheci e me interessei por este tema depois de ter jogado um certo jogo. Ragnarök, é um MMORPG coreano, aliás o primeiro a ser traduzido para PT-BR e no qual eu fui muito viciado. Em meados de 2007, conheci o jogo e passei a jogá-lo com frequência. Não me interessei pela história, até porque jogos online não se prendem a isso.

Já em 2011 foi lançado o filme Thor, baseado na série de quadrinhos da gloriosa Marvel. Em uma cena do filme, Thor tenta explicar para a garota de onde ele veio e como se formava o universo, desenhou num papel os noves mundos e no centro de todos eles a árvore mãe conhecida como Yggdrasil. Todo o filme acontece nesse universo e foi ai que me lembrei “eu já vi isso em algum lugar“.

Em Ragnarök percorríamos também nove reinos, e no centro havia uma árvore onde seus frutos regeneravam seu HP e suas sementes davam vida. Exatamente a Yggdrasil. Um pouco de pesquisa e o mesmo universo é mostrado em Capitão América (filme 2011), Valkyrie profile (jogo de PS1 que joguei muito) entre outros..

E por curiosidade, Ragnarök para os antigos nórdicos é semelhante a um apocalipse, um evento que arrasará os nove mundos afogando tanto deuses como de seus habitantes também. Bem legal. Pra finalizar, eu não tenho conhecimento histórico suficiente para entender todo o universo, mas me animo muito em conhecer, porque acho incrível que uma história que fez parte de minha infância e da imaginação de muita gente por ai não seja comentada ou nem citada (pelo menos não me lembro de ter visto isso na escola).

Mesmo que sejam mitos ou lendas eu acho que se fez parte da cultura de pessoas deve ter algum aprendizado a se tirar. Histórias não surgem do nada e mesmo que hoje não faça nenhum sentido, com todo nosso conhecimento e tecnologia, dizer que haja alguma verdade, eu acho que devemos tirar proveitos dos ensinamentos, assim como Nárnia e suas crônicas (fica pro próximo tópico) que trazem mais do que um conto infantil. É preciso olhar com outros olhos, certas coisas.